domingo, 30 de outubro de 2011

MISSÃO INDIGENISTA:PASTORAL DO AUXÍLIO FRATERNO E PASTORAL DA CRIANÇA.

ALDEIA INDÍGENA TEKOHA MARANGATU-GUAÍRA- PARANÁ: VISITA DA IRMÂ VERA, COORDENADORA NACIONAL DA PASTORAL DA CRIANÇA .
SOMOS CHAMADOS A AMAR E SER PRESENÇA NO MEIO DOS EXCLUÍDOS.
A IGREJA QUE NÃO ACOLHE OS POBRES,ESTA ANDANDO NA CONTRA MÃO.

                     RELATÓRIO  CIMI
      (CONSELHO INDIGENISTA MISSIONÁRIO)
Cimi lança relatório específico sobre as violências contra os povos indígenas em Mato Grosso do Sul.
Num período de oito anos, ao menos 250 indígenas foram assassinados somente no estado.
São mais de 1200 famílias vivendo em condições subumanas à beira de rodovias ou sitiados em fazendas. 
Atualmente, 98% da população originária do estado vivem efetivamente em menos de 75 mil hectares, ou seja, 0,2% do território estadual.
Neste período, o estado concentrou 55,5% dos casos de assassinatos de indígenas no País. Em 2008, foram 70%; em 2010, 57% e nos primeiros nove meses deste ano, 27 indígenas foram assassinados dos 38 ocorridos no País, ou seja, 71%.
Os números das violências continuam expondo uma realidade de guerra, desesperança e morte. Neste período foram registrados pelo Cimi e veículos de comunicação, cerca de 190 tentativas de assassinatos; 176 suicídios; 49 atropelamentos e mais de 70 conflitos relativos a direitos territoriais.





quinta-feira, 6 de outubro de 2011

terça-feira, 6 de setembro de 2011

FOTOS DA ASSEMBLÉIA REGIONAL DO COMIRE EM TOLEDO.

"A PALAVRA DO SENHOR PERMANECE PARA SEMPRE"( I Pd 1,25)

A ASSEMBLÉIA FOI DE FORMAÇÃO,MINISTRADO PELO PADRE JOSÉ CARLOS
DE PONTA GROSSA-Pr.


T
PADRE NEIMAR ALOÍSIO TROES ASSESSOR DIOCESANO DA DIMENSÃO MISSIONÁRIA DA DIOCESE DE TOLEDO.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

MISSÃO EM PARANACITY

 ACENTAMENTO SANTA MARIA.NOSSA MISSÃO: IDE...
QUE JESUS SEJA LOUVADO E O INIMIGO ACORRENTADO E NOSSAS FAMÍLIA ABENÇOADAS.
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE LURDES DE PARANACITY...
 MISSÃO CUMPRIDA É HORA DE VOLTAR PRÁ CASA PORQUE A SEMENTE JÁ  FOI LANÇADA.
A convite do padre Milton Bossoni, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Paranacity, 180 missionários locais e da província eclesiástica de Maringá realizaram missões, nos dias 23 e 24, na cidade de Paranacity.
Entre os participantes estavam presente alunos da escola missionária, juventude missionária e infância e adolescência missionária da Diocese de Umuarama.Participaram da missão dois missionários da cidade de Guaíra da diocése de Toledo. A equipe agradece ao povo de Paranacity pela acolhida calorosa e a todos que de uma forma ou de outra, colaboraram para a realização dessa missão. 


sábado, 13 de agosto de 2011

RETIRO DO COMIRE EM PONTA GROSSA-Pr.




O bispo de Ponta Grossa (PR), dom Sérgio Arthur Braschi, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial.

sábado, 6 de agosto de 2011

IRMÃ DIRCE-UMUARAMA Pr.

 Irmã Dirce Gomes da Silva, foi nomeada Coordenadora do Conselho Missionário Regional (COMIRE) do Regional Sul 2 da CNBB (Paraná). Ela recebeu a nomeação em Curitiba, pelo representante episcopal do COMIRE, dom Sérgio Arthur Braschi e pelo secretario executivo do Regional, padre Carlos Chiquim. A irmã tinha sido indicada ao cargo pelos bispos do Regional, e confirmada para a coordenação, pelo arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti.que Deus o ilumine.

RETIRO DO COMIRE-CONSELHO MISSIONÁRIO REGIONAL.

IMAGENS E VÍDEOS DO RETIRO DO COMIRE(CONSELHO MISSIONÁRIO REGIONAL)MINISTRADO PELO PADRE JOSÉ CARLOS PEREIRA SOBRE ORIENTAÇÕES PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA EVANGELIZAÇÃO PERMANENTE EM NOSSAS PARÓQUIAS,CONFORME PEDIDO DA V CONFERÊNCIA DO CELAM EM APARECIDA.                                                                                                    




terça-feira, 26 de abril de 2011

COMO FORMAR A COMIPA?

A COMIPA TEM COMO FINALIDADE E ATRIBUIÇÕES:
1 Animar missionariamente as pastorais;
2. Planejar e avaliar a ação e animação missionária da paróquia conforme suas características e programações; 
3. Inserir a dimensão Missionária e Universal na vida e na ação Evangelizadora e pastoral da paróquia, a fim de que se torne decididamente Missionária;
4. Promover e incentivar agentes de formação Missionária dos Agentes de Pastoral;
5. Incentivar e estimular a Paróquia na criação e Formação da Infância Missionária e Juventude Missionária; 
6. Promover dias de formação e animação missionária para a comunidade.

terça-feira, 22 de março de 2011

UM MUNDO IGUAL PARA TODOS

-SONHAR COM UM MUNDO IGUAL PARA TODOS NÃO É UMA UTOPIA,MAS UMA CERTEZA QUE DEVE ESTAR VIVA  DENTRO DO NOSSO CORAÇÃO.
-UM DIA OS HOMENS DESCOBRIRAM QUE OS BENS MATERIAIS SÃO COISAS PASSAGEIRAS
QUE DESAPARECERAM EM UM PISCAR DE OLHO.
-O AMOR REINARA NA VIDA DE MUITOS,E ESTES TERÃO ALEGRIA EM VOSSOS CORAÇÕES;
PORQUE SENTIRAM A LUZ DE CRISTO ILUMINAR SUAS MENTES.
PORISSO CANTE A UNIDADE EA PAZ.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

EU SOU O CAMINHO:VEM E LANCE AS REDES...

Uma imagem bíblica muito usada por Jesus para expressar a missão no mundo é a pescaria. “Farei de vocês pescadores de homens” (Mc 1,17), “Avancem para águas mais profundas e lancem as redes para a pesca” (Lc 5,4).
Importa lembrar que, quando se trata de pescaria, é o peixe que define para o pescador onde pescar, o que usar na pesca (tipo de anzol, rede, tarrafa, isca...) e também como pescar (silêncio, paciência, espera, perseverança, horário, local...). Na verdade, o peixe acaba definindo até o tipo de pescador.
No caso da missão acontece (ou deve acontecer) algo semelhante. É o tipo de povo, suas condições culturais, sua realidade, seus conflitos, sua situação sócio-econômica e suas lutas que vão definir a missão na busca da construção do Reino de Deus. As prioridades a serem assumidas, a linguagem a ser utilizada, o caminho a ser percorrido, a postura do/a missionário/a, tudo isso há de ser definido tendo em vista o povo com o qual se vai trabalhar em sua situação concreta.

domingo, 9 de janeiro de 2011

MISSÕES POPULARES




     As missões populares são um momento forte, intenso e extenso, raro e especial de evangelização nas comunidades em vista da reanimação da fé do povo, da formação de agentes de pastoral, da organização e dinamização pastoral das comunidades.
     É um projeto organizado, em nível diocesano, que quer levar a palavra de Deus, anunciada por evangelizadores, a todas as famílias que o desejarem. Dito assim parece uma coisa simples, mas exige uma preparação planejada em todos os detalhes e o envolvimento de muitas pessoas.

OBJETIVOS DAS MISSÕES POPULARES

       As missões populares visam colaborar com as comunidades em sua caminhada no processo de reanimação, incentivando e fortalecendo tudo o que já existe de bom, abrindo novas perspectivas para a vida comunitária, de conformidade com os tempos e lugares, levando em consideração o plano pastoral da Diocese e da Paróquia.

ETAPAS DAS MISSÕES

1. ENCONTRO DE FORMAÇÃO DOS MISSIONÁRIOS POPULARES
      Dois a três meses antes do início da Missão Popular inicia-se a preparação do missionários através de encontros, retiros e estudos
     Um mês antes da missão acontece o primeiro encontro, na paróquia, entre os missionários e os agentes de pastoral das comunidades da Paróquia. A partir dessa reunião encaminha-se a preparação de equipes de trabalho para a missão: liturgia, grupos de reflexão, propaganda e organização e começa-se um tempo forte de sensibilização para a pré-missão.

2. PRÉ-MISSÃO
   Um mês e meio a dois meses antes de começar a missão. Os missionários visitam todas as comunidades. Com o povo reunido dá uma visão de como serão realizadas as missões nas comunidades. Explica a função das quatro equipes para preparar as missões: liturgia, grupos de reflexão, propaganda e organização.

3. METODOLOGIA

† Celebrações da Eucaristia e da Palavra
† Pregações com símbolos
† Palestras expositivas
† Encenações bíblicas adaptadas à realidade do nosso tempo
† Muita animação com cantos e momentos de oração e silêncio
† Atendimento individual e confissões.
† Visita aos doentes
† Valorização da religiosidade popular: procissão luminosa, bênção da saúde, bênçãos diversas,.
..

4. PÓS- MISSÃO

     É a terceira etapa das missões. Acontece mais ou menos um mês após a missão. Compreende, normalmente, alguns cursos de formação e treinamento para lideranças: liturgia, catequese, coordenadores de grupos de reflexão, pastoral da juventude e Conselho de Pastoral Comunitário.